No passado dia 26 de Fevereiro, como Presidente de Junta da União de Freguesia de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, acompanhei a visita de duas Ministras do Governo português, à Vila de Izeda, no âmbito da realização do conselho de ministros em Bragança.
Às quinze horas tivemos o oportunidade de receber a Srª Ministra da Agricultura, Drª Maria do Céu Albuquerque nas instalações do Largar Cooperativo onde o projeto, em execução, do Programa 2020 mereceu a sua principal atenção. No final da visita os presentes, associados, e outros convidados ligados ao ramo agrícola puderam, numa conversa franca, fazerem chegar à responsável da tutela as principais preocupações do setor, nomeadamente no que ao setor olivícola diz respeito. Preço da Azeitona, problema do destino dos bagaços, ajudas ao olival tradicional e principalmente a questão do regadio, previsto para a nossa região, foram os assuntos que maior destaque tiveram.
De seguida dirigimo-nos para o Estabelecimento Prisional onde em conjunto com a Srª Ministra da Justiça, Drª Francisca Van Dunem visitamos as instalações daquela Instituição. No final da visita houve um momento onde os responsáveis dos Serviços Prisionais colocaram a Srª Ministra ao corrente de diversas situações que acharam por pertinente informar. Neste momento tive a oportunidade de colocar algumas questões, às duas responsáveis, sobre algumas situações que do ponto de vista da nossa região são importantes, para uma real integração desta Instituição no nosso quotidiano.
Penso ser inédito duas altas responsáveis do governo da nação estarem no mesmo dia em Izeda.
Na partida a Srª Ministra da agricultura teve a oportunidade de do alto do miradouro da Capela do Stº Apolinário observar a mancha de olival da região de Izeda e tentámos mostrar-lhe o local onde gostaríamos de ver nascer a barragem para regar esta mesma mancha de olival.
As preocupações foram lançadas, esperemos que tenham sido ouvidas.